Tendências de decoração para 2012 – por Mara Molica

| 0 comments

 Na hora de escolher o visual para uma casa, sempre vem a dúvida: qual a melhor decoração? Seguir ou não as tendências da moda? Para falar sobre esse assunto o blog da GM Móveis entrevistou a arquiteta e designer Mara Molica, do Stúdio Molica.  Ela explica que o mais importante nas tendências de mercado são sempre conforto, praticidade e funcionalidade.

1-     Qual o estilo de decoração irá predominar? O estilo minimalista continuará em alta? É tendência misturar mais de um estilo ou deve-se manter um único padrão?

A decoração não pode se prender a um padrão de estilo, afinal, as pessoas possuem estilos e gostos diferentes, cabendo a nós profissionais entender e filtrar as necessidades de cada cliente respeitando sua personalidade,  seja ele clássico, moderno, minimalista etc! Na decoração prefiro usar o termo tendência, quando definimos e absorvemos o que tem de melhor nas novidades do mercado. Aliamos a isso então, uma análise acerca das escolhas, ideias, planos, lembranças que construirão o estilo do cliente. O projeto final terá este contexto com pinceladas ousadas e diferenciadas, que permanecerão impressas num espaço alinhado e funcional.

A- Móveis escandinavos (minimalista); B-Projeto Studio Molica (comtemporâneo); C- Projeto Studio Molica (moderno)

2-  Quais as cores que são tendência? O alaranjado é realmente a bola da vez ou apenas uma febre passageira?

Para os profissionais mais antenados, o laranja já foi introduzido na decoração há algum tempo. Quente, alegre e forte, em 2012 o laranja migrou com grande força das passarelas da moda. É a cor que está em destaque no momento, mas se olharmos com mais atenção, as variações de verdes, azuis, amarelos e vermelhos também são tendências, em uma invasão de cores vibrantes. Estão com tudo! Para usá-las, vale o ditado “Menos é mais”, são os detalhes que fazem a diferença.

1-Referência de tons de laranja; 2-Cor Laranja usada para dar vida à cozinha como detalhe

1-Tons de azuis ; 2- Verde nos detalhes

Studio Molica – detalhe para cadeira vermelha

3-  Quais os revestimentos que estão em alta?

Os elementos naturais, as texturas e tudo que deixa o ambiente aconchegante, natural  e prático. É a busca pela satisfação e o bem-estar. As cerâmicas se encaixam perfeitamente por trazerem na superfície uma infinidade de opções em texturas, desenhos e efeitos. Já as madeiras com seus veios, imperfeições e as reutilizadas também estão em alta. Por fim, destaco os tecidos e papéis de parede que sempre são ótimas opções.

1-Revestimento cerâmico com textura (Studio Molica); 2 - Papel de parede lavabo (Studio Molica)

1-Painel de madeira com piso porcelanato (Studio Molica); 2- Piso porcelanato em cozinha melamínico preto brilhante (Studio Molica)

 

4-     Os móveis seguirão os traços contemporâneos ou outros estilos, como o vintage e o rústico também estarão em alta?

No estilo de vida moderno, os traços contemporâneos são a tendência e a melhor pedida. Apesar de mais comercial, linhas limpas e suaves trazem o conforto, funcionalidade e praticidade. Com esta visibilidade fica fácil compor com peças de design moderno recém chegados da feira de Milão, vintages garimpadas ou ainda aquelas herdadas e rústicas, principalmente, as opções que usam matéria prima reutilizada, trazendo o equilíbrio para o ambiente.

1-Mesa de jantar em aço com cadeiras estilo Luiz XV herdadas da avó do cliente, aparador revestido de espelho; 2- Foto Catálogo Moroso ; 3 - Projeto Studio Molica

5- Quais os tipos de tecido serão predominantes?

Para os tecidos vale o mesmo dos revestimentos, estilo de vida moderno pede beleza, praticidade e funcionalidade. Não importa o estilo, tem que manter a personalidade, pode ser casual, formal, tradicional,  novo, rústico,  poético, tecnológico, o importante é o caimento, o resultado final.Hoje os tecidos para decoração usam elementos que coincidem com os da moda que lançam tendências a cada estação. As lojas de decoração mais badaladas já descobriram esta relação, e lançam a cada ano tecidos exclusivos para suas coleções assinados por colaboradores da moda. Ou seja, podemos levar para a nossa casa as estações do ano nos pequenos detalhes, cortinas, almofadas, mantas etc. Fáceis de trocar e de guardar.Ouse com  uma primavera/verão vibrante tecido leves e coloridos, um outono/inverno aconchegante com veludo, peles e malhas.

1-Tecido Estilista Adriana Barra; 2-Tecidos Farm para JRJ; 3-Tecido Marcelo Rosenbaum para Tok Stok

1-Referência para compor um cenário a cada estação do ano; 2- Cama heady-bead tecido compondo um clima de inverno; 3-Quarto com cores e textura para o verão

6- Atualmente  há uma grande preocupação com a utilização de produtos reciclados, sustentáveis e ecologicamente corretos. Podemos dizer que esse tipo de decoração já é uma tendência ou ainda é pouco utilizada?

Assim como em outros mercados, a arquitetura, a decoração e a construção seguem a tendência de pensar em sustentabilidade, se conscientizar sobre a finitude dos recursos naturais e aplicar os chamados 4 R’s, isto é, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Cabe ao arquiteto dar boas soluções aos clientes, pequenas atitudes que colaboram com o meio ambiente, que além de simples não pesam tanto assim no bolso. Para aplicar estes conceitos é preciso atitude, por exemplo: ainda vemos caçambas nas ruas nobres de São Paulo com tacos de madeira sendo lamentavelmente descartados. Daí o papel do arquiteto, oferecer soluções.Como profissional, acredito que parte importante em meu trabalho é estar atualizada em relação a novas tecnologias e tendências neste segmento, para assim, poder oferecê-las aos meus clientes. Ainda mais quando se trata de seu lar, um espaço tão pessoal, pois nele se agrega conforto com soluções que colaboraram para a preservação do meio ambiente.

1- Escrivaninha com madeira reutilizada (Designer Arthur Casas); 2- Poltrona Noir de câmara de pneu (Designer Carol Gay); 3-Projeto residencial materiais reciclados (escritório holandês)

 

Mara Molica é  formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontificia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP. Trabalha com projeto de arquitetura, design e consultoria. Trabalhou como consultora de design de interiores por 10 anos. Atualmente mora e trabalha em São Paulo, onde coordena o Stúdio Molica.

 

Leave a Reply

Required fields are marked *.