Dicas da Manoela Nunes para criar enfeites de Natal

| 5 Comments

O Natal está chegando e muita gente ainda não sabe o que fazer para receber a família com toda beleza e alegria que a data exige.

Por isso a GM Móveis convidou a artesã Manoela Nunes para passar algumas dicas de como deixar a casa decorada e linda neste Natal.

Vocês vão ver que com um pouquinho de criatividade dá pra botar a mão na massa e criar belíssimos enfeites  com materiais fáceis de manusear.

Dicas para Decoração e Enfeites de Natal (por Manoela Nunes)

Chega o final de ano e aquela época para pensar em ideias fofas, originais e diferentes para enfeitar a casa e produzir uma decoração natalina digna de causar comoção até no Papai Noel.

O período mágico e criativo que compreende a celebração natalina é fantástico, visto que, com uma boa dose de imaginação é possível confeccionar maravilhas e surpreender de diversas maneiras.

Para decorar ambientes e cantinhos de uma casa, vale investir em peças artesanais, produzidas manualmente e que personalizam a decoração de uma forma única, delicada e com personalidade.

Vejamos alguns exemplos de materiais bacanas e fáceis de manusear até para iniciantes:

Feltro: com ele é possível confeccionar apliques divertidos para pendurar na árvore de Natal, saquinhos para presentear, guirlandas com motivos variados, porta-cartas, papais noéis, gingerbreads, azevinhos, bonecos de neve, renas, elfos, anjos, sinos, estrelas, flor poinsettia, enfeites para garrafas, porta-panetones e muito mais. Como artesã, esse é um dos materiais que mais indico.

Tecido: muito prático para fazer diversas lembrancinhas e elementos natalinos utilizando várias técnicas, como fuxico e patchwork, por exemplo.

E.V.A.: as placas de E.V.A. são excelentes para fazer mimos e lembranças para oferecer aos convidados, colegas e amigos. Como o E.V.A. é um material versátil e dinâmico, é possível confeccionar muitas fofuras.

Um item muito legal para ser adicionado junto à decoração de peças natalinas são as pinhas, que são encontradas na natureza e podem ser trabalhadas com pintura em diversas cores.

Já que mencionei os tons, é oportuno ressaltar que gosto bastante de produzir peças com o estilo clássico, abusando das cores verde, vermelha e branca. Entretanto, uma decoração em tons de dourado e azul é moderna e fica lindíssima também.

Outros materiais muito gostosos de trabalhar para produzir peças natalinas são os seguintes: MDF, papéis, isopor, fitas, tintas, entre tantos outros. Vale lembrar as garrafas pets, para uma decoração ecologicamente correta.

Logo abaixo, peças produzidas com diferentes estilos de materiais e técnicas para decorar ambientes e também  presentear no Natal:

Lembrancinhas de E.V.A., Modelo Cestinha Envelope com Aplique de Papai Noel

papai noel manoela nunesTanto as cestinhas como os apliques foram produzidos com placas de E.V.A.. Demais detalhes  foram produzidos com glitter, para dar brilho e caracterizar pontos de luz. Para fazer essas lembrancinhas, primeiramente, é necessário escolher um modelo de Papai Noel, trabalhar os recortes de todos os moldes (tanto das cestinhas como do aplique) e por fim, montá-los por partes, um a um. Para fechar a cestinha é utilizado o velcro, muito prático e fácil de aplicar. Mimos ideais para presentear convidados, amigos, colegas e parentes, visto que, na parte de dentro da peça é possível adicionar um presentinho.

Galinha de Tecido e Feltro em Estilo Toy Art

galinha toy art manoela nunes Um dos ambientes mais bacanas e diferentes para decorar em uma casa é  justamente  a cozinha. As galinhas de tecido são ícones no artesanato e ficam sempre charmosas quando inseridas na decoração desse cantinho especial e que a mulherada adora. Essa é a Galinha Natalie, ajudante do Papai Noel, confeccionada com tecido, feltro e costura à máquina. Apresenta inúmeros detalhes e foi confeccionada através de técnicas que envolvem o trabalho com fuxico.

Aplique de Papai Noel de Feltro

papai noel feltro manoela nunesPara esse trabalho, essencialmente, foi utilizado o feltro e técnicas de bordado, com ponto caseado e pesponto/alinhavo também. Os apliques são ótimos para inserir em outras peças e formar novos trabalhos, ricos em criatividade, fofura e magia.

Saquinho de Tecido com Efeito Franzido e Laço de Cetim

saquinho franzido manoela nunesEssa peça foi produzida com tecido oxford, viés e costura à máquina (o detalhe do laço foi feito à mão). Para inovar e substituir as caixas de presentes de Natal essa é uma ótima opção, visto que, além de presentear, posteriormente, esse saquinho pode ser utilizado para guardar itens pessoais de uma forma bonita e prática.

Saquinho de Tecido com Aplique de Papai Noel
saquinho tecido com aplique papai noelAnteriormente, mencionei como um aplique pode ser útil e transformar uma peça. Esse trabalho foi produzido através dos preceitos do patchwork, patchcolagem e patch aplique, só que com o uso de um motivo central de feltro e, não de tecido, portanto, uma inovação bem fofa e com efeito lindo e delicado.

Saquinho de Feltro com Efeito Franzido e Bordado

saquinho feltro efeito franzido manoela nunesEssa peça segue o mesmo conceito da citada anteriormente, ou seja, é também um saquinho fofo e versátil para embalar presentes e que, por sua vez, foi trabalhado com bordado caseado por toda volta da peça. Simples e prático de fazer, bastam dois retângulos de feltro, bordado com linha para crochê, costura de viés, inserção da fita de cetim e laço duplo feito manualmente.

Saquinho de Feltro com Aplicação de Renas de Nariz Vermelho

Mais uma vez, a transformação de uma peça, através de apliques lindos, também produzidos com feltro, de elementos famosos do Natal. Sempre que confeccionar apliques, priorize o trabalho de todos os detalhes com capricho e dedicação, pois, são eles que farão toda diferença na finalização da peça.

Papai Noel de Fuxico com Saquinho de Tecido Decorado com Botões

 

Para finalizar com chave de ouro o bom velhinho não poderia faltar. Essa peça foi produzida toda com fuxicos, desde a base do corpo, cabeça, perninhas e bracinhos. Detalhes especiais, como botas e cinto foram confeccionados com feltro. Para punhos, tornozelos e enfeite do chapéu, fitas de cetim franzidas e renda também. Por fim, muita lã branquinha para a barba, o bigode e cabelinhos. O saquinho de presentes é um sache perfumado decorado com fitas e botões.

Enfim, muitas ideias lindas, práticas, bonitas e acessíveis para serem produzidas e confeccionadas manual e artesanalmente. Tudo para deixar a decoração da casa linda e charmosa para receber convidados, amigos, parentes e, é claro, a visita do Papai Noel!

Sobre a Manoela e o Ateliê

Manoela Nunes trabalha com artesanato há 10 anos. Seus caminhos no artesanato tiveram os primeiros traços com os desenhos que ela fazia na infância. Sem pretensões profissionais começou a fazer peças artísticas e, posteriormente, alguns trabalhos artesanais.

Criativa, Manoela decidiu se dedicar ao artesanato com 15 ou 16 anos.  Como todo artista nato, tem uma mente inquieta com um turbilhão de ideias que precisam ganhar forma, cor e proporção a todo instante. “O que me atrai nesse tipo de trabalho é a facilidade de aperfeiçoar ideias com os mais diversos tipos de técnicas e materiais”, ressalta a artesã.

Autodidata, aprendeu tudo sozinha, movida pela paixão e dedicação à arte. “O que me causa muito fascínio nesse trabalho é poder sonhar com algo e depois ter a peça em minhas mãos, fruto da minha imaginação. Isso é empolgante e causa uma emoção bem intensa.”

Por aprender tudo sozinha, Manoela se sente livre para transitar em diversas técnicas e criar peças utilizando vários materais como tecido, feltro, E.V.A., madeira crua, pintura em mandeira, papel em tela, tricô, tear, bordados bordados em fita, linha, sianinha e muito mais. Mas confessa que em seu coraçãozinho o fuxico e  demais vertentes tem um cantinho especial.

Essa liberdade de utilizar diversas técnicas e materiais foi a peça chave para criar o diferencial em seus trabalhos. “Gosto de modificar um conceito e transformá-lo em algo particular, peculiarmente meu. Dessa maneira, consigo sempre surpreender, ousar e inovar, através de algo que já existe ou, também, que eu mesma criei”.

Suas inspirações estão em todo lugar: na natureza, nas pessoas e nas situações que o mundo revela a todo instante. Detalhista e observadora, nada passa despercebido por seu olhar de artista. Sente o mundo pulsar e transforma isso em arte  para que outras pessoas também possam sentir. “Gosto de confeccionar peças que causem sorrisos, alegria e uma profusão de sentimentos arrebatadores”, finaliza.

Conheça mais sobre o trabalho da artista:

Site/Blog: http://www.ateliemanoelanunes.com

Facebook:  http://www.facebook.com/pages/Ateli%C3%AA-Manoela-Nunes/162276427166251

Twitter: @ateliemanunes

Flickr: http://www.flickr.com/photos/53179554@N08/

E-mail de Trabalho: contato@ateliemanoelanunes.com

MSN: ateliemanoelanunes@hotmail.com

5 Comments

  1. Eu amo o blog da Manoela! Ela é muito especial e muito criativa. Tem extremo bom gosto e é de uma gentileza impar com seus visitantes. Com ela aprendi muito, apesar de ser muuuito mais velha que ela. rsrs
    Você acertaram em cheio ao escolhê-la.
    Um abraço e bjks para a Manu. Neli Alves

  2. amei suas dicas
    parabens pelo seus trabalhos
    são lindos
    bjos

Leave a Reply

Required fields are marked *.