Decoração da mesa de Natal: corra que ainda dá tempo!

| 2 Comments

Faltam poucos dias para o Natal e com o corre-corre do final ano muita gente acaba deixando a decoração da mesa de jantar para a última hora.

Se você é uma dessas pessoas não se desespere! Ainda dá tempo de preparar uma belíssima mesa que irá  garantir o sucesso da noite e render muitos elogios dos seus convidados.

Para que a sua mesa esteja perfeita resolvemos dar uma mãozinha  à sua imaginação.  Para isso, convidamos a Márcia Shor do blog Decor Criativo que passará algumas dicas de decoração. Agora é só se inspirar nessas dicas e usar a criatividade para deixar a sua noite natalina muito especial.

Decoração da mesa de Natal – por Márcia Shor

Para as leitoras do blog Decor Criativo preparei alguns posts sobre decoração, comidinhas e cocktails especialmente para o Natal. Separei as dicas que fizeram mais sucesso e completei com fotos e idéias exclusivas para o blog da GM Móveis. Espero que gostem!

Mesa da Ceia

  1. Tradicional

O primeiro passo é escolher o tema e as cores. O tradicional vermelho e verde  traz o clima do Natal para a mesa de jantar. Invista em elementos clássicos como guirlandas, velas, bolas de natal e fitas. Outra dica é usar flores e frutas nas cores da decoração da sua mesa.

Quer usar cores fortes e marcantes? Costumo brincar que decorar uma mesa de jantar é como decorar uma sala. Já ouviu falar da técnica 60% 30% 10%?  O valor de 60% deve ser para a “cor de base”, como branco ou bege. Os 30% se referem à cor forte principal, como por exemplo, o vermelho que deve ser usado em copos e guardanapos.  Os 10%  é a cor que você usa como detalhe. São ótimas opções para o Natal, o prata e o dourado (apenas um toque e pronto). Assim você equilíbra o ambiente e não fica com a dúvida se exagerou.

Vejas alguns exemplos.

–  Vermelho como a cor principal

Na  primeira foto, a sala já tem paredes vermelhas e naturalmente leva a mesma cor para a mesa, fazendo o ambiente ficar coeso. Pense nisso! A parede da sua casa é amarela, verde, azul… pense como levar essa cor para a mesa.

Usando uma toalha de mesa branca, você pode brincar com as cores e adicionar detalhes coloridos como copos, velas e guardanapos. Lembre-se que você e seus convidados vão passar boa parte do tempo na mesa de jantar, tente manter o equilíbrio.  Escolheu copos coloridos e guardanapos coloridos? Use menos elementos de decoração na mesa. Copos transparentes e apenas alguns detalhes em cores? Complete a decoração com peças no centro da mesa.

decor natal mesa vermelho

Para quem gosta de usar guirlandas para decorar a mesa, fica lindo ao redor de velas, em cadeiras ou para decorar pratos. Uma dica: se a sua mesa é pequena use menos enfeites de centro e valorize a decoração ao redor de pratos e talheres. Neste caso, menos é mais.
Mesa de oito lugares ou mais são excelentes para decorar. Adicionar velas e flores cria um clima mais aconchegante.

Quer inovar? Adoro os copos que viram “castiçais” e o detalhe com fitas nas cadeiras.

decor natal vermelho3

Quer decorar sem medo de errar? Prata é uma opção elegante, clássica e combina muito bem com branco, azul ou verde.

decor natal prata

Quer ser diferente? Escolha sua cor preferida e coloque sua criatividade em prática, lembre-se da dica 60% 30% 10%. Escolhi o rosa como exemplo.

Acredito que pratos, talheres e copos são os personagens principais, pois esses são os elementos que os seus convidados irão se lembrar posteriormente. Seja criativa! Use lacinhos, paus-de-canela, raminhos de alecrim, árvores de Natal feitas de papel estampado e até um biscoito em forma de estrela como porta guardanapo. Simples, baratos e exclusivos. Prova que você não precisa gastar muito para ter uma mesa linda no Natal.

Não quer errar na hora de arrumar copos e talheres na mesa? Não se preocupe, siga a foto a seguir.

2  Modernas
Para as mesas com um clima mais moderninho, use elementos naturais como galhos e muito verde. Acrescente detalhes em tecidos rústicos e misture cores. Outra dica é não usar toalha em mesas de madeira. Veja como fica lindo.

decor mesa moderna1

decor mesa natal moderna2

Se você optar pelo estilo buffet (em mesa separada), use elementos similares ao que você escolheu para a mesa da ceia. Você quer que a casa inteira reflita o mesmo tema e padrão.

No próximo post falaremos sobre a decoração de alguns pratos.

Sobre a Márcia Shor

Marcia Shor é economista e trabalhou com mercado financeiro e consultoria. Quando se mudou  para os Estados Unidos, há três anos, trabalhou como Buyer para Gap.  Depois de um tempo jogou tudo para  alto para viver um sonho:  abrir um negócio relacionado a decoração no Brasil, representando designers americanos que produzam objetos de decoração bacanas e inovadores ainda não comercializados no Brasil. Em 2012  seu sonho vai virar realidade e Márcia (apaixonada pelo Brasil) voltará para o Rio de Janeiro.

Sua paixão por decoração começou na infância. “Lembro de passar horas vendo as revistas de decoração que minha mãe comprava, adorava rearrumar a casa da Barbie (o meu móvel preferido era uma cristaleira rosa que eu tinha que organizar exatamente como mostrava a caixa). Até hoje não sei como fui parar em Economia…

Adora receber os amigos e faz questão de ter sempre a mesa posta. Socorre sempre as amigas quando elas precisam compor a decoração de suas casas. Por gostar muito de decoração, resolveu expandir as suas dicas e auxiliar outros apaixonados por decoração com o Blog Decor Criativo. “Acredito que uma casa bonita deve ter personalidade. Quero trazer novas referências e idéias para quem quer reformar a casa ou apenas mostrar ambientes fantásticos para leitoras, que como eu, são apaixonadas por design”.

Site/Blog: http://decorcriativo.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/#!/decorcriativo

Twitter: @Decor_Criativo

e-mail: contatodecorcriativo@gmail.com

2 Comments

  1. It’s tremendous blog, I wish to be like you

  2. This is a really ininlltgeet way to answer the question.

Leave a Reply

Required fields are marked *.