Portas: cartão de visitas de uma casa

| 1 Comment

Como dizem por aí, “a primeira impressão é a que fica”. A frase vale também para a decoração de ambientes, por isso é importante escolher bem as portas, pois elas são o cartão de visitas da sua casa.

Mais que dar segurança e privacidade às casas, as portas vão dar boas vindas aos visitantes, apresentar o estilo do morador e revelar o que poderá ser encontrado no interior.

Opções não faltam: o mercado oferece hoje vários modelos em diversos tipos de materiais, sejam elas prontas ou sob encomenda.

O primeiro passo é ter o projeto em mãos para saber qual o estilo mais adequado. O ideal é que elas sigam o mesmo padrão do projeto arquitetônico.

Optando por qualquer modelo, pronto ou não, elas devem se enquadrar nas normas de ABNT NBR. Em seguida, deve-se pensar a questão da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Deve-se ficar atento também ao local onde a porta ficará, pois o sol, vento e chuva são determinantes na escolha do material, bem como a função acústica que ela irá desempenhar.

As esquadrias de ferro e aço são vantajosas por sua resistência. Exigem manutenção constante para evitar a ferrugem e também isolamento elétrico, pois são condutoras.

Já as de madeira tem grande durabilidade, especialmente aquelas com tratamento anti-pragas. A manutenção é importante para evitar a umidade e cupins; as pinturas periódicas evitam a corrosão.

As portas de alumínio são ideais para quem não quer investir muito em manutenção, pois não oxidam e são fáceis de limpar.

Quanto ao estilo, um dos modelos mais procurados hoje são as pivotantes. Imponentes e elegantes, as pivotantes deixam o ambiente mais moderno e sofisticado. Por ocuparem um espaço maior, essas portas são mais adequadas em grandes residências.

[album: http://gmmoveis.com.br/blog/wp-content/plugins/dm-albums/dm-albums.php?currdir=/wp-content/uploads/dm-albums/Portas/]

 

 

One Comment

  1. That inithgs’s just what I’ve been looking for. Thanks!

Leave a Reply

Required fields are marked *.