Como se faz Laca?

| 0 comments



 A arte da laqueação já era praticada por volta do século VI aC, na China onde atingiu seu apogeu durante a dinastia Ming. Por suas qualidades e acabamento muito liso e agrádável ao toque, se tornou muito apreciada na europa no século XVIII e continua a ser produzida tanto em países do Oriente como em alguns países ocidentais.

A laca é uma resina obtida de plantas da família das anacardiáceas originárias do Extremo Oriente. Colhido através de incisão na casca dessas árvores, o látex é purificado e preservado contra a ação do ar e da luz pois quando seco se torna em um material não poroso e indissolúvel. A laca adere a vários tipos de materiais, como bambu, madeira, metal, couro e fibras naturais tornando os impermeáveis, resistentes a incetos guardando também uma certa flexibilidade. Durante a aplicação é possível à aplicação de diferentes técnicas de decoração como pintura, gravura, incrustação entre outros…

Durante a Primeira Guerra Mundial, a laca foi utilisada para reforçar a resistência de hélices de aviões. A laca é também bastante utilizada no acabamento final de instrumentos musicais de madeira.

A laca é obtida através da sobreposição de 8 a 20 finas camadas que passam cada uma por secagem, em atmosfera quente, úmida e livre de poeira e polimento, para obter homogeneidade e brilho. A cor é obtida incorporando oxido de ferro para o preto, sulfur natural de mercurio para o vermelhão, arsenic sulfurico para o amarelo e o verde é conseguido com a mistura do preto e amarelo.

Fonte: www.wharehouse.com.br

Leave a Reply

Required fields are marked *.